Alhos com bugalhos

Temos ouvido nos últimos dias que a remuneração média no sector público é mais elevada que no sector privado. E, como tal, é justo que se suspendam os subsídios de férias e de Natal apenas aos funcionários públicos. Contudo, como as médias são uma medida muito imperfeita da realidade (como demonstra a história dos dois irmãos, em que apenas um come um frango, mas em média comeram 1/2 frango cada um), também aqui temos que comparar o que é comparável. E aí percebe-se a razão para a remuneração média mais elevada na função pública: há mais médicos e outros profissionais equiparados do que no sector privado. Será que um médico a trabalhar no sector público ganha mais que um médico no sector privado? Não me parece. É preciso analisar a composição de uma média; é preciso não misturar alhos com bugalhos.

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Alhos com bugalhos

  1. A redução das remunerações no sector público tem pouco a ver com o mérito dos servidores públicos. Bem podem parar de olhar para o umbigo.
    As justificações dos cortes salariais são outras:
    – é necessário reduzir a despesa corrente da Administração Pública e do sector público alargado, incluindo empresas públicas, que cresceu de uma forma insustentável
    – é necessário dar um sinal de preço (nos salários) para reorientar os trabalhadores para o sector privado em geral, e para o sector dos transaccionáveis em especial.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s