Das Mensch

Um colega alemão perguntava-me há dias qual o nosso recurso mais importante cá em Portugal, e eu dizia: talvez um dos seguintes – o sol, a língua (apesar do novo acordo [t]ortográfico), a nossa gastronomia, ou os nossos brandos costumes. Quando lhe devolvi a pergunta, ele respondeu sem pensar e disse: “Das Mensch” (o povo). Se queremos (em muitos casos bem) copiar o que de bom se faz lá fora (entenda-se na Alemanha), percebamos que isso passa também por ver nos recursos humanos a grande força do país.

Neste contexto, para usar uma expressão cada vez mais comum, as seguintes declarações de um Secretário de Estado são simplesmente “inqualificáveis”. Também nunca percebi por que razão os nossos governantes nos dão as maiores novidades sobre o País cada vez que viajam para o estrangeiro (think “Manuel Pinho” e a teoria do ganho de competitividade pela via dos baixos salários).

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/secretario-de-estado-apela-a-jovens-para-emigrarem

Das Mensch

Advertisement

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.