Trabalhar mais 30′ aumenta a produtividade?

Este artigo apareceu como comentário a um post no blog Momentos Económicos.

Em teoria, a medida destina-se a reduzir os chamados “custos unitários do factor trabalho por cada unidade produzida”, i.e. o rácio entre as despesas com pessoal (salários brutos mais contribuições sociais) e o número de unidades produzidas. Esta é a variável focada nas análises de competitividade. Claro que o big “if” é se, de facto, o número de unidades produzidas aumenta nessa meia hora. Daí que as confederações patronais tenham feito pressão para o bunching das horas, até porque, como sabemos, a produtividade adicional de mais uma hora de trabalho é menor ao fim do dia do que ao início.

Tal como a principal medida de austeridade (a suspensão dos subsídios de Natal e de férias para FPs e pensionistas), também esta medida (a de exigir mais umas horas de trabalho não remuneradas) não é sustentável a prazo. É um balão de oxigénio para a economia, com sacrifícios pessoais.

Continuo na minha a defender que seria mais proveitoso que a meia hora a mais fosse usada em programas de formação profissional. Pelo menos assim, o sacrifício teria efeitos mais duradouros em termos do crescimento económico. Mas mesmo nesse caso, seria preciso convencer as pessoas que o investimento (o esforço no upgrade dos seus skills) teria o retorno (financeiro) em poucos anos.

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.