“We are fighting a long-term structural crisis with short-term tricks, like stimulus and temporary tax cuts. It’s not working…. The solution is actually to pull back from all of this Keynesian talk and how can we tweak aggregate demand, to stop thinking about this as a little blip.”
“Estamos a combater uma crise estrutural de longo-prazo com truques de curto prazo, com medidas de estímulo e choques fiscais temporários. Não está a resultar … A solução é de facto retrairmo-nos desta conversa Keynesiana de como podemos afinar a procura agregada, e parar de pensar nisto como um blip [um choque temporário].”
Jeffrey Sachs, Professor da Universidade de Harvard e autor do livro The Price of Civilization: Reawakening American Virtue and Prosperity.
Em muitos aspectos, Jeffrey Sachs é um recursista. Mais importante do que decidir se quer ser visto como alguém da escola de Keynes ou de Chicago, prefere enfatizar a importância de usarmos bem os recursos à nossa disposição, num contexto em que todos os recursos são escassos porque os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados e os recursos existentes sempre limitados. Um Economista, com “E” grande.