Dentro da economia existem basicamente três especialidades: a microeconomia, a macroeconomia e a econometria. Nest post, definimos cada um.
Microeconomia – Estuda como os diferentes agentes económicos (famílias, empresas e Estado) tomam decisões de natureza económica, interagindo (estrategicamente ou não) em mercados. Um exemplo: O que determina a decisão das mulheres em participar no mercado de trabalho?
Macroeconomia – Estuda o desempenho do sistema económico como um todo, que resulta da agregação (ou soma) dos comportamentos microeconómicos de cada agente económico. Dá-se ênfase às condições de mercado que influem nesses mesmos comportamentos. Um exemplo: Por que é que alguns países crescem mais depressa que outros?
Econometria – Aplica métodos estatísticos sofisticados para quantificar as relações entre variáveis económicas, contribuindo para a verificação empírica da validade de teorias (explicações) económicas alternativas. O trabalho aplicado requer normalmente um tratamento econométrico. Um exemplo: A desigualdade de rendimentos num país é causa ou consequência de um crescimento económico mais rápido?
Este PDF do FMI explica em mais detalhe a divisão entre micro e macroeconomia.
Pingback: Economistas fazem-no com modelos ;) | 10envolver – Economia para todos