Micro, macro e econometria

Dentro da economia existem basicamente três especialidades: a microeconomia, a macroeconomia e a econometria. Nest post, definimos cada um.

Microeconomia – Estuda como os diferentes agentes económicos (famílias, empresas e Estado) tomam decisões de natureza económica, interagindo (estrategicamente ou não) em mercados. Um exemplo: O que determina a decisão das mulheres em participar no mercado de trabalho?

Macroeconomia – Estuda o desempenho do sistema económico como um todo, que resulta da agregação (ou soma) dos comportamentos microeconómicos de cada agente económico. Dá-se ênfase às condições de mercado que influem nesses mesmos comportamentos. Um exemplo: Por que é que alguns países crescem mais depressa que outros?

Econometria – Aplica métodos estatísticos sofisticados para quantificar as relações entre variáveis económicas, contribuindo para a verificação empírica da validade de teorias (explicações) económicas alternativas. O trabalho aplicado requer normalmente um tratamento econométrico. Um exemplo: A desigualdade de rendimentos num país é causa ou consequência de um crescimento económico mais rápido?

Este PDF do FMI explica em mais detalhe a divisão entre micro e macroeconomia.

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s