Economia como filosofia moral

No primeiro de três programas radiofónicos da BBC, apresento-vos aqui meia hora sobre A Economia como filosofia moral. A cena desenrola-se em Atenas onde Aristóteles deu os primeiros contributos para a ciência económica e prossegue depois em terras de Sua Majestade, com referências ao pai da economia, Adam Smith.

Entre outros tópicos interessantes, abordam-se temas como a importância da confiança para a civilização, ‘nunca se viu dois cães a trocar um osso por outro’, a lógica de comprar um bolo de aniversário para o meu cão quando há tantas pessoas a morrer de fome em África, como é que a Fundação Bill e Melinda Gates conseguiram usar o mecanismo do mercado para desenvolver uma vacina contra a malária, e ainda … se tivesse três candidatos a um só emprego (a pessoa mais pobre, a pessoa mais infeliz, e a pessoa mais doente) quem é que contratava?

A não perder … mesmo!

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s