Será que nos tempos que correm podemos ser optimistas? Quando se pergunta a um economista por que razão ele é sempre tão pessimista, este responde que não é um pessimista – é apenas um realista bem informado …
Se, perante os problemas mais imediatos do dia-a-dia, dermos um passo atrás e contemplarmos o big picture, temos muitas razões para continuar optimistas. Bem, pelo menos não há razão para sermos tão pessimistas. A engenhosidade (ingenuity, que é diferente de ingenuidade) do ser humano é algo que os economistas subestimam sistematicamente. Os ganhos tecnológicos trazem-nos novos impulsos e alavancam o tempo e esforço que dedicamos a melhorar as nossas vidas.
Quando as ideias fazem sexo é mais um TEDtalk, desta vez protagonizado por Matt Ridley (não é um economista!), autor do livro The Rational Optimist. Existem legendas em português para quem quiser.
Entretenimento de cinco estrelas! Mesmo … É interessante pensarmos na força das ideias, que são cada vez mais geradas em rede, e que depois são alavancadas em coisas úteis que melhoram o nosso bem estar através da especialização e da troca.

Rational Optimist