Um optimista racional

Será que nos tempos que correm podemos ser optimistas? Quando se pergunta a um economista por que razão ele é sempre tão pessimista, este responde que não é um pessimista – é apenas um realista bem informado …

Se, perante os problemas mais imediatos do dia-a-dia, dermos um passo atrás e contemplarmos o big picture, temos muitas razões para continuar optimistas. Bem, pelo menos não há razão para sermos tão pessimistas. A engenhosidade (ingenuity, que é diferente de ingenuidade) do ser humano é algo que os economistas subestimam sistematicamente. Os ganhos tecnológicos trazem-nos novos impulsos e alavancam o tempo e esforço que dedicamos a melhorar as nossas vidas.

Quando as ideias fazem sexo é mais um TEDtalk, desta vez protagonizado por Matt Ridley (não é um economista!), autor do livro The Rational Optimist. Existem legendas em português para quem quiser.

Entretenimento de cinco estrelas! Mesmo … É interessante pensarmos na força das ideias, que são cada vez mais geradas em rede, e que depois são alavancadas em coisas úteis que melhoram o nosso bem estar através da especialização e da troca.

Rational Optimist

Rational Optimist

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.