Economistas fazem-no com modelos ;)

No post da semana passada falei das três principais especialidades em economia – microeconomia, macroeconomia e econometria.

Na sequência desse post, trago-vos dois pequenos textos do FMI (clicar aqui e aqui) que explicam o que é um modelo económico, para que serve, quais as suas limitações e como, para ser útil às decisões de política económica, tem de recorrer de forma simbiótica à teoria económica e à estatística (econometria é estatística aplicada à economia).

Um modelo económico é um conjunto de equações matemáticas que tem por objectivo simplificar o sistema complexo que a economia é, de forma a identificar regularidades (a ordem ou lógica no meio de um aparente caos). Tal como um mapa da realidade que apenas é útil se omitir alguns detalhes (pensem no mapa do Metro de Lisboa), um modelo económico é fundamentalmente subjectivo, ao decidir focar este ou aquele comportamento ou fenómeno excluindo outros.

As economias modernas são mecanismos extremamente complexos que têm de determinar como usar os recursos disponíveis que são sempre escassos (em quantidade limitada face a desejos ilimitados) e depois distribuir o que é produzido por estes recursos entre um enorme número de agentes económicos que agem de forma interdependente, i.e. o comportamento de um pode afectar o comportamento e o bem estar de outro.

Neste enquadramento, o que é uma teoria económica? É apenas uma narrativa, uma história, uma explicação (entre muitas outras possíveis) para a relação entre diferentes variáveis económicas.

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.