Hoje apresento-vos o PMI ou purchasing managers’ index, um índice obtido por inquérito aos gestores de compras das empresas. Esta é uma medida do quão dinâmica será a actividade industrial em cada país nos próximos meses. É produzida por duas empresas, a Markit e o Institute for Supply Management (ISM).
O índice PMI é seguido por políticos, empresários e investidores/traders e é baseado em cinco indicadores: 1) novas encomendas, 2) níveis de inventário no presente, 3) nível de produção, 4) entregas dos fornecedores, e por último 5) nível de emprego. Quando o índice PMI regista um valor superior a 50 conclui-se que a actividade industrial está em expansão quando comparada com o mês imediatamente anterior. Um valor inferior a 50 implica uma contracção da actividade económica.
O seguinte gráfico é tirado da revista The Economist e apresenta os mais recentes valores do índice PMI para um subconjunto de países. O que salta logo à vista é que, neste momento, os Estados Unidos são os únicos para os quais se espera maior actividade industrial nos próximos tempos. 😦
Pingback: Actividade industrial em contracção (EUA) | 10envolver – Economia para todos