Correlação NÃO é causalidade

Os economistas alertam-nos sempre para o seguinte: lá porque duas variáveis estão (co)relacionadas entre si, isso não implica que uma cause a outra.

Dois exemplos ilustrativos: a) Com o passar do tempo, observamos primeiro o cantar do galo e uns minutos depois o nascer do sol – mas isso não quer dizer que é o cantar do galo que causa o nascer do sol; e b) Muitos casais compram um carrinho de bebé antes do seu filho nascer – mas isso não quer dizer que é a compra que causa o nascimento ;).

A seguinte figura retirada da revista Business Week mostra, também, alguns exemplos divertidos que mostram que devemos ter muito cuidado com as interpretações que fazemos a partir de gráficos.

Mesmo a propósito, vejam [a partir do minuto 10:00] a sessão de entrega dos prémios Nobel em economia (ocorridos a 10 de Dezembro de 2011). Este ano o prémio foi partilhado por Thomas Sargent e Christopher Sims, que trabalharam em métodos para determinar o sentido de causalidade entre variáveis económicas. Uma aula em si mesmo!

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Correlação NÃO é causalidade

  1. Lourenço Czernin diz:

    Boa Tarde,
    Parabéns pelo blog, está bastante interessante, possibilitando uma aprendizagem numa área que se ouve falar muito, mas que, sem estudos, acabamos por perceber pouco. Queria só alertar que neste post específico os exemplos que dá para a causalidade são bastante enganadores, pois o sol não nasce por causa do galo mas o contrário é verdade, bem como no seu segundo exemplo… No entanto os exemplos dos gráficos penso que são muito ilustrativos da ideia que defende.
    Um abraço!

  2. Pingback: Anónimo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s