Promessas de papel

Dívida. Sobre-endividamento. Esteve na origem do chamado problema do subprime nos EUA e está ainda no centro da crise dívida soberana na Europa.

Como aconteceu e o que se segue é o tema de um novo podcast do FMI onde é entrevistado Philip Coggan, autor do livro Paper Promises.

Ele defende que a nova ordem mundial em termos da arquitectura monetária será definida pela China – porque é a principal nação credora no Mundo – e que estas crises são recorrentes.

No futuro, travar-se-ão batalhas entre devedores e credores para partilhar os sacrifícios. A dívida de que ele fala não se limita à dívida explícita (como a dívida pública ou a dívida externa) mas inclui, também, a chamada dívida implícita relacionada com as promessas dos sistemas públicos de pensões que, por todo o Mundo, de uma forma ou de outra serão objecto de redefinição com vista a uma partilha dos sacrifícios.

A não perder!

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Promessas de papel

  1. Jorge Bravo diz:

    Muito bom!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.