Consolidação precisa-se!

A revista The Economist tem um artigo interessante que importa ler para quem se interessa pelas raízes da baixa produtividade em Portugal.

Quem, depois de ter lido o título deste post, ficou a pensar que eu ia falar novamente da necessidade de consolidação orçamental ou das finanças públicas, enganou-se. Pois bem, refiro-me, em alternativa, à necessidade de haver uma consolidação empresarial, uma espécie de emparcelamento das empresas mais pequenas, se me permitirem a imagem mental.

O artigo inclui a seguinte figura que replico de seguida e que mostra algo que temos em comum com a Grécia e que nos distingue da Irlanda e da Alemanha: em 2009 uma parte relativamente pequena do emprego na indústria trabalhava em grandes empresas.

Por que é que isto é importante? Como se vê pelo painel do lado direito, a produtividade média numa grande empresa é quase o dobro da produtividade numa pequena empresa. Tal deve ter a ver com o aproveitamento de economias de escala, o bom aproveitamento dos recursos disponíveis, a redução de tempos mortos, o streamlining de processos, a padronização, a divisão do trabalho, a gestão mais profissional, etc.

A economista Mariana Abrantes de Sousa disse há uns dias no Económico TV que em Portugal há muitas empresas zombies e julgo que é a isto que ela se referia – empresas com muitas ineficiências, e com recursos mal adaptados … Enfim, situações que a economia Portuguesa beneficiaria em muito se houvesse uma reorganização de recursos, um emparcelamento, uma consolidação.

Vale a pena pensar nisto, especialmente porque parece haver unanimidade quanto à necessidade de apoiar as PME a qualquer custo porque são as grandes criadoras de emprego. A bem da produtividade futura, devemos pensar na melhor utilização dos recursos escassos à nossa disposição …

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s