Talvez eu possa explicar …

Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) disse recentemente (ver, por exemplo, aqui) que “Nem eu nem nenhum português entende como é que o barril de Brent está a 124,98 [dólares] quando em 2008 estava a 160 dólares e nós tínhamos combustível mais barato.”

Talvez eu possa explicar … Para tal, temos de olhar para a evolução do preço de cada barril cotado em euros. A figura que a seguir incluo foi tirada deste link, usando dados recolhidos pelo Banco Mundial.

O que se conclui é que apesar de cada barril de petróleo ter custado mais (em dólares norte-americanos) em 2008 do que agora, estamos neste momento a bater máximos (pelo menos desde 1999) quando o preço é expresso em euros. O que nos interessa é o preço de cada barril de crude cotado em euros pois essa é a nossa moeda. Por mais indignados que estejamos com a escalada dos preços do crude (e há boas razões para achar que isto mal começou), temos a obrigação de ser rigorosos no que dizemos.

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s