Um erro do tamanho da China

Segundo uma notícia TVI24 (disponível aqui) “A China cresceu 8,4% num só trimestre”. Errado!

Primeiro, o número refere-se ao primeiro trimestre de 2012 que, como todos sabemos terminou no Sábado da semana passada. Ora os Chineses são rápidos, mas é impossível tratar tanta informação em escassas horas. Logo, é uma projecção, não é um dado económico.

Mas há mais, a ordem de magnitude está errada. Porquê? Porque um crescimento real do PIB de 8,4% num só trimestre corresponderia a uma taxa de crescimento anual de quase 38,1%!!!! Será que o/a jornalista não desconfiou de uma taxa tão tão … inverosímil, mesmo que estejamos a falar da China?

Indo à Reuters (notícia disponível aqui), descobre-se que, afinal, “Zhang Xiaoqiang, a vice head of the National Development and Reform Commission, said China’s economy may have grown 8.4 percent in the first quarter from the year-earlier period … Ting Lu, China economist at Bank of America/Merrill Lynch in Hong Kong, expects China’s annual GDP growth for the first quarter to be 8.3-8.4 percent, easing from 8.9 percent the previous quarter — the fifth consecutive quarter of slowdown.”

Portanto, o erro jornalístico (para além do simples copy-paste sem saber muito sobre economia) foi o de confundir a taxa de crescimento homólogo com taxa de crescimento em cadeia. Huh? Eu explico.

A projecção para a taxa de crescimento na China refere-se ao crescimento real do PIB entre o primeiro trimestre de 2011 e o primeiro trimestre de 2012. É uma taxa de crescimento anual.

Esta taxa não deve ser confundida com a taxa de crescimento em cadeia, que no caso em análise, seria o crescimento do PIB chinês entre o final do quarto trimestre de 2011 e o final do primeiro trimestre de 2012.

Detalhes … O segredo está sempre nos detalhes.

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.