Segundo uma notícia SIC (disponível aqui) o preço do gás poderá aumentar 7% já em Julho. A razão adiantada: “A escalada do preço do barril de petróleo no último ano é apontada como a principal causa para este aumento, uma vez que os preços estão indexados à cotação do petróleo.”
O que eu não entendo é como é que os preços do gás poderão estar indexados ao petróleo quando a) gás e petróleo são bens substitutos (e não são bens complementares), e b) existem contratos de futuros para o gás natural que são transaccionados em qualquer dia útil.
Se assim é, se calhar vale a pena ver se o preço do gás natural nos mercados internacionais também tem acompanhado a escalada de preços do petróleo. Vamos ver?
Humm, olhando para os dados retirados deste site, conclui-se que o preço do gás natural está a bater MÍNIMOS históricos (em dólares) pelo menos desde 2002!
Vale a pena olhar novamente para as figuras … Numa delas está a evolução do preço do petróleo ($WTIC – West Texas Intermediate Light Sweet Crude) e noutra represento a oportunidade de arbitragem (i.e. comprar gás natural nos mercados internacionais e vendê-lo indexado ao preço do petróleo) que existe entre $NATGAS e $WTIC. É o gráfico que tem como título $NATGAS:$WTIC.
Alguém me explica, então, por que razão o preço do gás natural está indexado ao preço do petróleo?
Bem visto, sabe que a pouca informação ou desconhecimento económico faz com que haja estas histórias
Numa palavra take-or-pay, ou melhor, indexação às cotações de crude ou cabazes de crude.
Uma pequena introdução aqui http://www.iberiangashub.com/TheIberiannaturalgasmarket.aspx .