Os bancos e os ROEdores

Pela importância que têm na saída da crise do euro, vale a pena analisar os dados mais recentes do BCE sobre a rendibilidade dos capitais próprios (ROE ou return on equity) dos grupos bancários domésticos em cada um dos estados membros da área euro. Os dados são relativos ao primeiro semestre de 2011.

O ROE ou rendibilidade dos capitais próprios é um rácio financeiro que mede o retorno do capital empregue pelo accionista (capital próprio) durante um ano. Segundo http://www.thinkfn.com, “Mede a eficiência de uma empresa a gerar lucros a partir do activo líquido (situação líquida), e mostra o potencial da empresa aplicar investimentos no sentido de aumentar os resultados.”

A seguinte figura retrata os ROE (%) para os 17 países que usam o euro.

É interessante reparar como a Grécia e o Chipre apresentam retornos negativos, e como a Estónia e a Eslovénia estão abaixo da média da área euro, 3.6%. Interessante, também, como Portugal e Itália registam valores muito semelhantes e acima da média. Sabemos de Julho 2011 para cá que o sistema bancário Italiano e o Espanhol estão sob um stress acrescido, pelo que esperaríamos que os seus ROEs caíssem na próxima divulgação dos dados. Curioso, também, é a forma como os países mais robustos apresentam ROEs acima dos 8%. A Irlanda que tinha apresentado um ROE negativo parece agora estar no bom caminho.

Dados interessantes que vale a pena continuar a seguir e que complementam outros dados mais agregados como o PIB, o desemprego, …

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas . ligação permanente.

3 respostas a Os bancos e os ROEdores

  1. Pingback: Chipre pede bailout | 10envolver – Economia para todos

  2. Pingback: Mais cedo que já … | 10envolver – Economia para todos

  3. Pingback: O próximo dominó | 10envolver: examinar, explicar, fazer crescer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s