O que é uma externalidade?

O vídeo anterior aludia às virtudes de um sistema de preços num mercado em concorrência. De forma resumida, sem preços a coordenar a actividade de vendedores e de compradores, as exigências de informação seriam incomportáveis.

Neste novo vídeo, sobre externalidades – uma das instâncias em que o mercado falha – aprendemos que os preços podem não reflectir os custos totais inerentes à provisão de um bem ou serviço. Se bem que isso constitui um exemplo de como o mercado não funciona perfeitamente, continua a haver problemas de informação que o Estado – a intervir – também tem de resolver.

A não perder! 🙂

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.