O que é uma externalidade?

O vídeo anterior aludia às virtudes de um sistema de preços num mercado em concorrência. De forma resumida, sem preços a coordenar a actividade de vendedores e de compradores, as exigências de informação seriam incomportáveis.

Neste novo vídeo, sobre externalidades – uma das instâncias em que o mercado falha – aprendemos que os preços podem não reflectir os custos totais inerentes à provisão de um bem ou serviço. Se bem que isso constitui um exemplo de como o mercado não funciona perfeitamente, continua a haver problemas de informação que o Estado – a intervir – também tem de resolver.

A não perder! 🙂

Advertisements

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s