PIB per capita – Parte 2 de 10

Hoje retomo a exploração dos dados da OCDE sobre a evolução desde 1970 do PIB per capita, corrigido da inflação, e medido em paridades poder de compra (PPC). Continuamos a analisar a evolução nas últimas quatro décadas das oito economias em que pensamos quando nos referimos à economia mundial, mas agora olhamos para os dados em termos relativos – i.e. em relação aos Estados Unidos – em vez de ser só em termos absolutos (ou em nível) como fiz na parte 1.

(2) worldvsUS

Algumas conclusões interessantes:

* A Alemanha perdeu terreno face aos EUA entre 1992 e 2006, tendo recuperado de forma significativa desde então.

* O Japão está num período alargado de declínio.

* Israel a partir de 2003 regista contínuos progressos em termos relativos, tendo tido melhor desempenho do que os EUA durante a crise financeira internacional.

* A Coreia do Sul continua a ganhar terreno em termos relativos, um processo apenas suspenso por uns anos durante a Crise Asiática por volta de 1997.

* A reviravolta na Turquia começou por volta de 2009 depois de um período de inflação elevada e de um programa de ajustamento do FMI.

* A partir de 2000, tanto a Federação Russa como a China começaram a sua marcha no sentido de encurtar a distância aos EUA, mas a China – pese embora o grande progresso nos últimos anos – continua muito atrás dos EUA. Lembre-se que isto é per capita. Ouvimos dizer frequentemente que a economia da China ultrapassará em breve a dos EUA, mas só porque é um país muito populoso.

* E Portugal? Pouco progresso nestas quatro décadas, com períodos em que ganhámos terreno (até à recessão de 1992, e muito ligeiramente de 1995 a 2004) e períodos em que perdemos terreno.

Advertisement

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Crescimento económico. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.