Há uma coisa que não percebo

Na página 38 do Documento de Estratégia Orçamental para 2013-2017 (disponível aqui) encontramos as projecções oficiais mais recentes para o aumento das despesas públicas relacionadas com o envelhecimento da população. Como já sabemos, as pensões são a rubrica mais significativa que absorveu 12,5% do PIB em 2010.

DEO-Aging

Curioso é que o Ministério das Finanças e da Administração Pública espera que a despesa pública com pensões (que inclui Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações) aumente apenas 0,2 pontos percentuais do PIB de 2010 até 2060.

Ora, das duas uma: ou estas projecções subestimam muito o impacto que o envelhecimento da população terá sobre o sistema público de pensões (apostaria nesta alternativa), ou então o envelhecimento demográfico terá um impacto pequeníssimo e, nesse caso, vale a pena perguntar por que razão o Governo insiste em reduzir pensões de forma estrutural.

Estou perplexo!

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Finanças públicas. ligação permanente.

2 respostas a Há uma coisa que não percebo

  1. Esses estudos partem de pressupostos completamente errados ou nunca poderiam chegar a essa conclusão, uma vez que Portugal já sofre de “falta de Japoneses”: http://mais1economistadebancada.blogspot.com/
    ou
    http://www.economonitor.com/edwardhugh/2013/05/12/does-portugal-have-its-own-shortage-of-japanese-problem/

  2. J, Jorge Bravo diz:

    Pois!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.