PIB per capita – Parte 3 de 10

Retomamos a série de posts dedicados à evolução do PIB per capita nos últimos quarenta anos (São dados da OCDE; veja a parte 1 e 2 para a fonte dos mesmos.)

Nesta terceira parte continuamos a focar o mesmo conjunto de países mas, ao contrário do que fizemos nas duas partes anteriores onde examinámos a evolução em nível e em termos relativos (tendo os EUA como benchmark), agora normalizamos para o ano 2000, o que nos permite comparar o desempenho a partir deste ano (note que podemos também usar a mesma figura para olhar para trás, recuando no passado). Repare que, como a escala das ordenadas é logarítmica, a inclinação da recta dá-nos em cada ano a taxa de crescimento do PIB per capita.

(3b) world2kis1-SHORT

Algumas conclusões:

* Do conjunto de países analisados, Portugal teve o pior desempenho na década de 00;

* A China regista avanços muito significativos, uma tendência que vem pelo menos desde 1990;

* A Federação Russa começa a dar sinais de forte crescimento a partir de 2000;

* Como seria de esperar, economias mais maduras como a dos EUA e da Alemanha crescem a ritmos mais moderados do que as economias emergentes, mas conseguem de forma sustentada registar ano após ano um melhor desempenho do que Portugal que, por estar mais longe deles, deveria estar a crescer mais depressa (através do efeito catching-up).

Advertisement

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Crescimento económico. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.