Um rendimento básico universal

help

De acordo com este artigo da revista The Atlantic, uma forma de reduzir para metade a taxa de pobreza nos EUA seria enviar a todas as famílias um cheque anual de $3000.

Segundo eles, isto permitiria tirar da pobreza muitas famílias e seria financiado por um impostos sobre quem pertence ao 1% de topo.

Para pensar, sem dúvida.

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Desigualdade. ligação permanente.

Uma resposta a Um rendimento básico universal

  1. roberto merrill diz:

    Bom dia,

    Existe uma iniciativa de cidadania europeia que pretende a discussão pública do Rendimento Básico Incondicional no Parlamento Europeu. Para esta discussão ocorrer são necessárias um número mínimo de assinaturas em 7 países da União Europeia. Em Portugal o mínimo de assinaturas são 16500.

    Queria chamar a sua atenção para aquilo que está em causa aqui, se tiver uma opinião positiva em relação a este assunto, poderia ajudar a divulgar esta iniciativa?

    A página encontra-se aqui: http://www.rendimentobasico.pt/ e a página no facebook aqui: https://www.facebook.com/RendimentoBasicoPortugal

    O rendimento básico incondicional é uma proposta de um sistema de segurança social em que cada cidadão tem direito a receber regularmente uma quantia de dinheiro suficiente para garantir condições de vida decentes. Este direito é garantido a todos os cidadãos, independentemente da sua situação financeira, familiar, ou de emprego.

    Na situação difícil em que muitas pessoas se encontram nesta altura em Portugal e na Europa, eu acho que seria uma medida positiva para a melhoria das suas condições de vida.

    Os melhores cumprimentos,

    Roberto Merrill

    Coordenador da iniciativa cidadã europeia para Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s