
De acordo com este artigo da revista The Atlantic, uma forma de reduzir para metade a taxa de pobreza nos EUA seria enviar a todas as famílias um cheque anual de $3000.
Segundo eles, isto permitiria tirar da pobreza muitas famílias e seria financiado por um impostos sobre quem pertence ao 1% de topo.
Para pensar, sem dúvida.
Gostar disto:
Gostar Carregando...
Relacionado
Sobre Pedro G. Rodrigues
Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em
Desigualdade.
ligação permanente.
Bom dia,
Existe uma iniciativa de cidadania europeia que pretende a discussão pública do Rendimento Básico Incondicional no Parlamento Europeu. Para esta discussão ocorrer são necessárias um número mínimo de assinaturas em 7 países da União Europeia. Em Portugal o mínimo de assinaturas são 16500.
Queria chamar a sua atenção para aquilo que está em causa aqui, se tiver uma opinião positiva em relação a este assunto, poderia ajudar a divulgar esta iniciativa?
A página encontra-se aqui: http://www.rendimentobasico.pt/ e a página no facebook aqui: https://www.facebook.com/RendimentoBasicoPortugal
O rendimento básico incondicional é uma proposta de um sistema de segurança social em que cada cidadão tem direito a receber regularmente uma quantia de dinheiro suficiente para garantir condições de vida decentes. Este direito é garantido a todos os cidadãos, independentemente da sua situação financeira, familiar, ou de emprego.
Na situação difícil em que muitas pessoas se encontram nesta altura em Portugal e na Europa, eu acho que seria uma medida positiva para a melhoria das suas condições de vida.
Os melhores cumprimentos,
Roberto Merrill
Coordenador da iniciativa cidadã europeia para Portugal