O perigo da deflação

Deflação

No mais recente Boletim Mensal da Economia Portuguesa, publicada regularmente pelo GPEARI do Ministério das Finanças (ver link), vemos na p. 20 a figura que replico (dados do INE).

Se a esta informação sobre a desaceleração da inflação juntarmos os dados do Eurostat que nos informam que na área do euro em Outubro de 2013 os preços terão crescido apenas 0,7% face ao mesmo mês de 2012, parece-me que podemos vir a ter no horizonte o perigo da deflação. Especialmente se levarmos em consideração que a Itália aumentou recentemente o seu IVA em 1pp e isto reflecte-se no aumento dos preços. Tanto quanto sei, a Espanha também aumentou o IVA.

Entre ontem e hoje a cotação do euro face ao dólar caiu quase 2%, talvez o sinal de que os investidores esperam que o BCE decida já na próxima semana baixar a taxa de juro, e ou anunciar mais uma ronda de quantitative easing (relaxamento das condições monetárias).

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s