O mais desigual entre 16 países

Descobri recentemente o Chartbook of Economic Inequality, coligido por Tony Atkinson e Salvatore Morelli. E, com os dados que disponibilizam para o ano de 2008 (o ano mais recente para Portugal), fiz a seguinte figura que representa o nosso ranking em termos da desigualdade de salários. Sem grandes surpresas, somos os piores entre 16 países da OCDE.

Desigualdade

É curioso como (segundo este indicador) a desigualdade em Portugal é ainda mais pronunciada do que nos EUA. Obtém-se a mesma conclusão para outros anos – não há nada de especial com o ano de 2008.

Para além da importância social da desigualdade, será que interessa também ao crescimento económico? Pode ser. Imagine que é um estrangeiro que equaciona abrir uma empresa em Portugal (o que os economistas designam de investimento directo estrangeiro). Uma sociedade desigual não só é um sinal de possíveis conflitos no futuro (greves, manifestações e outras actividades que desviam recursos da produção), como também pode levar a um novo aumento de impostos no sentido de tornar o sistema fiscal mais progressivo na sua generalidade.

Por isso, apesar da nossa grande prioridade neste momento ser o crescimento económico, não devemos e não podemos ignorar estes alertas.

A melhor solução passa pela produtividade com reflexos em salários mais elevados e não em soluções que tentam dividir o bolo antes de este ir ao forno.

É caso para dizer, precisa-se crescimento económico em que TODOS saiam beneficiados.

Olhando para a evolução desta variável ao longo do tempo, é curioso registar que tem vindo a aumentar desde os anos 80, mas que desde 2000 estagnou, muito provavelmente porque a economia portuguesa deixou de crescer.

desig2

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Desigualdade. ligação permanente.

Uma resposta a O mais desigual entre 16 países

  1. Pingback: A desigualdade no Reino Unido | 10envolver: examinar, explicar, fazer crescer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s