Uber – uma alternativa a ter automóvel próprio

uber

Quantas vezes já pensou no seguinte? Comprar carro. Pagar a mensalidade. Mesmo que não pague, há sempre o custo de oportunidade do capital financeiro empregue. Depois tem de pagar o seguro, a manutenção, o combustível, a limpeza do mesmo, o estacionamento, … E tudo isto para quê? Se muitas vezes o seu automóvel fica parado à porta de casa ou mesmo no parque de estacionamento, às tantas começa a pensar que este foi um custo fixo que é um enorme desperdício. Claro que há alguns benefícios como o status, a imagem e a comodidade.

E se pudesse ter todos os benefícios sem ter de suportar todos aqueles custos? Essa é a ideia de uma empresa chamada Uber. Veja este artigo no New York Times para mais informação. Basicamente, a ideia é que no futuro poderemos dispensar ter carro próprio e quando precisarmos de um é só chamar. Aliás, antecipando isso mesmo esta semana os taxistas e os fabricantes de automóveis expressaram-se contra (naturalmente), mas a verdade é que esta parece ser uma solução bem mais eficiente e amiga do ambiente, especialmente num contexto em que o capital financeiro e o espaço são cada vez mais escassos.

Claro que no futuro poderá também haver a solução providenciada pela Google que conhecemos há umas semanas atrás – um veículo automóvel que se move completamente sem intervenção humana. Aí veremos o número de acidentes rodoviários a cair a pique. Apesar de gostar de conduzir, reconheço que os maus condutores (entenda-se os mais irresponsáveis atrás do volante) são uma autêntica externalidade negativa. Eu, por mim, vejo com muito bons olhos estas duas soluções.

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Ambiente, Recursos escassos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s