Quanto ganham nos EUA?

blsConfira na figura a seguir os dados do Bureau of Labor Statistics sobre as remunerações brutas médias nos Estados Unidos. Use a lupa, pois são 820 profissões.

Para ser comparável com a realidade em Portugal, não se esqueça que tem de converter para Euros usando Paridades de Poder de Compra (veja esta explicação da OCDE sobre PPPs) porque o custo de vida nos EUA é maior do que em Portugal. Usando dados da OCDE para 2011, conclui-se que 100 dólares auferidos lá compram um cabaz de bens de consumo que cá custa 66 euros em Portugal. Lembre-se, ainda, que são valores ilíquidos anuais, pelo que deve dividir por 14 e levar em conta que, em média, paga-se mais em impostos e contribuições na Europa do que nos EUA. Pelas minhas contas, quem nos EUA tem uma remuneração bruta de 5000 EUR leva para casa cerca de 4000 EUR. Por cá, a mesma remuneração bruta resultaria num salário já líquidos de todos os descontos em torno dos 3000 EUR.

NbYbNrs

Clique na imagem para ampliar as letras e os números.

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.