Haverá mais vida para além do PIB?

A roda do bem-estar

A roda do bem-estar

Não é a primeira vez que vos falo das limitações do PIB como objectivo da política económica (ver este link).

Ontem saiu um interessante artigo na revista The Economist que aproveita a quadra natalícia para revisitar o tema. Uma leitura que vale a pena – saibam o que descobriu William Easterly em 1999 e o que o Nobel Amartya Sen defende como alternativa ao PIB.

De qualquer forma, índices alternativos ao PIB têm o seguinte problema: como determinar os pesos relativos que associamos a mais do que uma variável, quando levamos em conta por exemplo a esperança de vida e a desigualdade de rendimentos? Neste momento, parece-me tudo ainda muito arbitrário.

Por outro lado, como é dito no texto – e eu subscrevo totalmente – “income helps people to lead more comfortable lives. Indeed, people in the ten richest countries in the world have a life expectancy 25 years higher than the people in the ten poorest. People with more cash can afford better education, more varied leisure activities and healthier food, all of which improve the quality of life.”

Deverá haver mais vida para além do PIB para os economistas? Certamente. Mas ainda não sabemos como medir tudo o que interessa …

Sendo um recursista (um resourcist é alguém que preza a boa utilização dos recursos acima de tudo), entendo que a missão do economista é desenhar instituições para que o maior número de pessoas possível gozem do maior bem estar possível. Afinal, é a isto que os economistas se referem quando falam em eficiência (mais economês) 🙂

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Desenvolvimento sustentável. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.