O BCE explica o que fez em 2014

deflation

Peter Praet, economista chefe do Banco Central Europeu (BCE) escreveu este artigo de opinião no Project Syndicate a explicar o que a sua instituição fez em 2014, e porquê. Leitura muito interessante …

Vale a pena lembrar que a deflação (ou inflação negativa, como o BCE prefere referir) é um risco muito sério porque, para além de ser recessivo (ao induzir nos agentes económicos a expectativa de que os preços vão continuar a cair, e assim estes racionalmente adiam as suas compras, contribuindo para o agravamento da desaceleração da actividade económica, aumentando assim o desemprego), também aumenta as taxas de juro em termos reais. Como a maioria dos países são devedores (basta lembrar que a nossa dívida pública excede os 130% do PIB), um aumento da taxa de juro real implica que cada vez mais recursos têm de ser desviados de aplicações alternativas para servir a dívida. Em poucas palavras, é fundamental que o BCE consiga combater a deflação – caso contrário podemos esperar mais austeridade e maiores dificuldades na retoma da nossa economia.

Por fim, apesar de os preços estarem ainda a crescer a 0.3% ao ano, este número não é compatível com a estabilidade de preços que (de acordo com a Comissão Boskin) é obtida com uma taxa de inflação em torno dos 2%. Quem tiver interesse em saber porquê, pesquisem em qualquer bom manual de macroeconomia por “enviesamento por substituição” e “ajustamento hedónico”.

Advertisements

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Deflação. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s