A ameaça do Grexit … uma vez mais

greece

1,18745 foi o mínimo do EURUSD, atingido há horas. Fala-se novamente na forte possibilidade da Grécia abandonar a área euro, se Alex Tsipras do partido Syriza vencer as eleições a 25 de Janeiro próximo.

A isto, a Alemanha já disse que a saída é gerível porque a Grécia não é sistemicamente importante para o futuro do Euro. Tsipras exige uma restruturação da dívida grega … e ao mesmo tempo que o BCE comece a compra dívida soberana grega. Parece não saber que uma coisa invalida a outra.

Neste momento a Grécia tem uma linha de crédito (via Troika) onde se financia a 2,5% … dificilmente obterá uma taxa de juro mais baixa que isso saindo do euro. E como já escrevi antes em “Portugal não deve reestruturar a sua dívida” (disponível na secção RESEARCH), caso a Grécia saia, podem contar com muitas dificuldades … mesmo ao nível do fornecimento regular de antibióticos.

Mas o povo Grego é sábio. E sabe duas coisas: 1) Se não estiver na UE então não poderá controlar as condições da entrada da Turquia na UE, e 2) Não se vão deixar ser marginalizados ao ponto de serem expulsos da Europa.

É que no meio disto tudo, a UE sabe que se o caso Grego (entenda-se a saída) correr sem grandes problemas, então abrirá um sério precedente que será seguido por outros países (PIGS e não só). Por este motivo, a UE de tudo fará para dificultar seriamente a vida à Grécia se esta insistir em se desviar da rota acordada.

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Austeridade, Euro. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.