PàF vs. PS: a minha avaliação

Estamos a uma semana das eleições legislativas que se realizam no próximo dia 4 de Outubro (domingo).

Nas últimas semanas têm sido vários os alunos, colegas e amigos que me têm perguntado em quem devem votar e porquê. Sempre lhes disse que me parecia estar tudo muito equilibrado entre o Partido Socialista (PS) e a coligação actualmente no Governo (PàF – Portugal à Frente). Mas isto foi antes de ter feito uma análise como a que fiz hoje.

Hoje decidi construir uma grelha com os 10 grandes temas que para mim, enquanto economista, são determinantes e que sempre entendi que deveriam ter recebido uma atenção particular durante os debates. Sinceramente, não percebi porque não houve um debate focado em cada um destes grandes temas. Em vez de clarificação, temos assistido a um “atirar de lama” entre concorrentes para ver, no final, qual deles está mais limpo.

Como tenho uma abordagem mais racional e menos emotiva, cheguei a esta grelha. O que pensei, sendo professor, foi como seria se tivesse dois alunos imaginários chamados PS e PàF e lhes desse um enunciado com 10 perguntas. Quem obteria melhor resultado?

Para simplificar a interpretação, expressei as notas dadas a cada um em termos relativos. Assim, se o PàF é melhor em determinada área da governação (procurei ser isento e equilibrado, mas a avaliação é de facto subjectiva) terá uma nota acima de 0. Se nessa área for o PS a levar vantagem, ao PàF vis-à-vis o PS é dada uma nota negativa. As notas atribuídas variam entre -2 e 2. Desta forma, basta somar os 10 parciais e ver o resultado final.

 

paf

 

Conclui-se que, segundo a avaliação que fiz, e que fundamento na coluna das observações, se eu for coerente com a metodologia adoptada, deveria votar PàF.

A ver vamos …

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Eleições. ligação permanente.

2 respostas a PàF vs. PS: a minha avaliação

  1. Duarte Neto diz:

    Depois da avaliação feita na educação como positiva… e sendo eu professor, só posso desconfiar de todas as outras avaliações. Por esse motivo voto partido socialista!

    • É discutível. O que eu sei é que os meus alunos este ano, em média, chegam muito melhor preparados do que nos anos anteriores. Acho que faz mal em tomar a parte pelo todo. Mas agradeço-lhe o seu feedback!🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s