Este fim de semana fui dar uma volta por Cascais, para aproveitar o sol. E o que vejo eu? Junto do Museu da Paula Rego reparei que todas (mas mesmo todas) as ruas agora passaram a ter parquímetro. Ainda não estão operacionais mas já estão plantados, à espera do vosso dinheiro. O estacionamento será pago das 8 às 20, segunda a sábado inclusivamente.
Numa altura em que o comércio tradicional tanto se queixa, vale a pena pensar se faz sentido uma medida desta natureza. Julgo que não, por três motivos: 1) não me parece que traga mais eficiência, dado que duvido que haja assim tantas pessoas que precisem de encontrar um lugar rapidamente no centro de Cascais e que por isso estejam dispostos a pagar por isso (faz mais sentido no centro de Lisboa, onde a alternativa seria dar infindáveis voltas ao quarteirão, com elevado custo de oportunidade), 2) os “novos” lugares de estacionamento já existiam (são na rua, à porta de residências) e a única coisa que fizeram foi demarcar os lugares a tinta, e 3) mesmo que a Câmara Municipal de Cascais queira ganhar algum dinheiro à custa de quem visita Cascais (esta medida vai empurrar as pessoas para concelhos limítrofes como Oeiras – mais uma vez …), uma alternativa mais inteligente seria fazer o seguinte: permitir a quem fizesse compras no comércio tradicional poder beneficiar de estacionamento grátis. Não deve ser assim tão difícil no recibo que cada comerciante dá ao consumidor imprimir um Q-code ou um código de barras que este depois apresenta no parquímetro para beneficiar do desconto. Uma compra de pelo menos 2 ou 3 euros deve ser suficiente, não acham?
Como está, a medida parece-me ser elitista – parece que só querem que as pessoas com maior poder de compra visitem a vila de Cascais.
Aqui parece-me que a justificação da taxa de estacionamento é a mesma que para as outras taxas: além do objetivo de contribuir para aumentar as receitas municipais, racionalizar a utilização do espaço público para estacionamento, que é escasso..penso tb ser uma solução Pigouviana – preço por hora…..quem valoriza o tempo na esplanada depois das compras paga mais…