Novo podcast aqui.
Acompanhe regularmente os meus podcasts em Stitcher ou em Spotify (fazendo uma busca por 10envolver).
Transcript do podcast:
Hoje o tema é o gasóleo, e como o preço que em Portugal pagamos na bomba continua a não acompanhar a evolução nos mercados internacionais.
Entre 12 de outubro e a passada sexta-feira, dia 16 de novembro de 2018, o preço de um barril do Brent, o petróleo de referência na Europa, caiu de 80 dólares e 49 cêntimos para 66 dólares e 99 cêntimos, uma redução de 16,8% em pouco mais de um mês. Ora, levando em conta a evolução cambial, esta foi uma redução de 15,7% em euros.
No entanto, quando consultamos um site como o www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis, verificamos que o preço médio do gasóleo vendido em Portugal continental desceu apenas 3,7%, de 1 euro e 50,4 cêntimos por litro para 1 euro e 44,8 cêntimos por litro, uma variação de apenas 5,6 cêntimos. Ah, e já estou a contabilizar a descida de 1,5 cêntimos em cada litro que ocorrerá só amanhã.
Se o preço por cá tivesse acompanhado a evolução internacional, de 12 de outubro até ao presente, já teríamos beneficiado de uma redução de 25,2 cêntimos, e esta segunda-feira um litro de gasóleo seria vendido por 1 euro e 25,2 cêntimos.