Podcast: gasóleo não acompanha mercados internacionais

Novo podcast aqui.

Acompanhe regularmente os meus podcasts em Stitcher ou em Spotify (fazendo uma busca por 10envolver).

 

Transcript do podcast:

Hoje o tema é o gasóleo, e como o preço que em Portugal pagamos na bomba continua a não acompanhar a evolução nos mercados internacionais.

Entre 12 de outubro e a passada sexta-feira, dia 16 de novembro de 2018, o preço de um barril do Brent, o petróleo de referência na Europa, caiu de 80 dólares e 49 cêntimos para 66 dólares e 99 cêntimos, uma redução de 16,8% em pouco mais de um mês. Ora, levando em conta a evolução cambial, esta foi uma redução de 15,7% em euros.

No entanto, quando consultamos um site como o www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis, verificamos que o preço médio do gasóleo vendido em Portugal continental desceu apenas 3,7%, de 1 euro e 50,4 cêntimos por litro para 1 euro e 44,8 cêntimos por litro, uma variação de apenas 5,6 cêntimos. Ah, e já estou a contabilizar a descida de 1,5 cêntimos em cada litro que ocorrerá só amanhã.

Se o preço por cá tivesse acompanhado a evolução internacional, de 12 de outubro até ao presente, já teríamos beneficiado de uma redução de 25,2 cêntimos, e esta segunda-feira um litro de gasóleo seria vendido por 1 euro e 25,2 cêntimos.

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.