Ainda COVID-19. Esta figura, cortesia do economista de Stanford, Chad Jones, mostra que a Espanha está a ficar ainda pior que a Itália. Reparem como foi usada a regra dos 70: com um processo em crescimento exponencial onde o número de casos (neste caso, óbitos) duplica de N em N dias, a taxa de crescimento é de 70/N. Por exemplo: se o número de mortos estiver a duplicar de 2 em 2 dias, a taxa de crescimento é de 35%.
E Portugal? Portugal tem 14 óbitos COVID-19, hoje dia 22 março. O primeiro óbito foi registado a 16 março. Isso quer dizer que o número de óbitos está a crescer à taxa diária(!) de 27,11% (30%, se começarmos a 17 março, como julgo que seria tecnicamente mais recomendado – veja o gráfico infra para saber porquê). Quer dizer que a este ritmo o número de mortos COVID-19 duplica a cada 2,58 dias. Por este andar, teremos mais de 1000 mortos COVID-19 no dia 9 de abril. E mais de um milhão de mortos a 8 de maio!
Esta semana que hoje começa será particularmente perigosa para Portugal. Por isso: FIQUE EM CASA e convença os mais velhos (70+) a fazer o mesmo. Pela sua e a nossa saúde!