A Espanha está a ficar ainda pior que a Itália

Ainda COVID-19. Esta figura, cortesia do economista de Stanford, Chad Jones, mostra que a Espanha está a ficar ainda pior que a Itália. Reparem como foi usada a regra dos 70: com um processo em crescimento exponencial onde o número de casos (neste caso, óbitos) duplica de N em N dias, a taxa de crescimento é de 70/N. Por exemplo: se o número de mortos estiver a duplicar de 2 em 2 dias, a taxa de crescimento é de 35%.

E Portugal? Portugal tem 14 óbitos COVID-19, hoje dia 22 março. O primeiro óbito foi registado a 16 março. Isso quer dizer que o número de óbitos está a crescer à taxa diária(!) de 27,11% (30%, se começarmos a 17 março, como julgo que seria tecnicamente mais recomendado – veja o gráfico infra para saber porquê). Quer dizer que a este ritmo o número de mortos COVID-19 duplica a cada 2,58 dias. Por este andar, teremos mais de 1000 mortos COVID-19 no dia 9 de abril. E mais de um milhão de mortos a 8 de maio!

Esta semana que hoje começa será particularmente perigosa para Portugal. Por isso: FIQUE EM CASA e convença os mais velhos (70+) a fazer o mesmo. Pela sua e a nossa saúde!

 

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.