Liberdade de escolha

Pfizer, Moderna, J&J, Sputnik e Astra Zeneca são as alternativas na vacinação contra a COVID-19. O Governo Português optou por encomendar em massa a última, talvez por ser a mais barata. Mas o barato sai caro, especialmente se a população (com ou sem razões válidas) deixar de querer ser vacinada com AZ. Aí surgem derivas autocráticas para ver se se escoa o produto … através do medo!

Teria sido muito mais fácil o Governo Português ter dito algo como: “As finanças públicas portuguesas só suportam o pagamento da vacina mais barata (AZ). Se quiserem outra, por favor indiquem (por exemplo no portaldasfinancas) qual querem e encomendamos a um bom preço, fazendo depois o ajuste em termos de IRS”.

Mas não, preferiram a aleatoriedade (lotaria?) em que ninguém sabe o que vai receber.

Decididamente, o Governo não respeita a liberdade de escolha dos portugueses.

https://www.publico.pt/2021/03/19/sociedade/noticia/recusar-vacina-astrazeneca-vai-fim-lista-assim-nao-podera-escolher-1955068#comments

“Mas na conferência de imprensa online de ontem a EMA não conseguiu descartar a possibilidade de que exista uma relação de causa-efeito entre os casos raros de formação de coágulos sanguíneos com diminuição de plaquetas notificados em vários países, que causaram a morte de nove pessoas.”

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Miscelâneo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.