Em Portugal, agora que o discurso político se orienta (e bem!) para o crescimento económico, inauguro aqui o primeiro de uma série de dez posts dedicados a explorar os dados da OCDE sobre a evolução desde 1970 do PIB per capita, corrigido da inflação, e medido em paridades poder de compra (PPC). Só assim é que poderemos comparar níveis entre países e ao longo do tempo.
Para que quem queira possa replicar o que fiz, não só incluo o ficheiro Excel com os dados em bruto, como também disponibilizo o ZIP com os ficheiros em STATA.
Para além de Portugal, a figura (clicando nela, ficará mais visível) retrata a evolução nas últimas quatro décadas das oito economias em que pensamos quando nos referimos à economia mundial. Há alguns dados curiosos que destaco:
* Por esta amostra de países, parece haver convergência dos níveis de rendimento per capita ao longo do tempo.
* Os EUA, a Alemanha e o Japão são os líderes, sendo que o Japão ultrapassou a Alemanha durante uma boa parte da década de 1990, mas não conseguiu manter essa vantagem por muito tempo.
* O comportamento de Portugal é completamente decepcionante a partir de 2000, tendo sido ultrapassado pela Coreia do Sul por volta de 2003.
* Se Portugal não recuperar, em breve seremos ultrapassados pela Turquia e pela Federação Russa.
* A evolução da China é espantosa e – ao contrário do que muitos pensam – não é um fenómeno recente.