Passámos a grande parte de 2011 e 2012 a tentar convencer a comunidade internacional – em particular os investidores – que Portugal não era a Grécia.
Há uns dias saiu a edição de 2013 do Education at a Glance da OCDE, e … bem … acho que estas duas figuras que construí a partir destes dados dizem quase tudo.
e ainda …
Em termos do capital humano dos nossos trabalhadores, Portugal não é a Grécia. É mais parecido com a Turquia. ESTE é “o” nosso maior cancro neste momento. 😦
Realmente a OCDE considera que o fosso que existe em capital humano em Portugal face à media OCDE é ainda mais pernicioso para nós do que as ineficiências dos mercados…
É deprimente mas acho essencial reconhecermos o mais depressa possível que temos este problema, para mais porque este ranking apenas reflecte a QUANTIDADE de educação. Se fosse corrigido pela QUALIDADE; imagino que pudesse ser ainda pior.
Também, é interessante que os países com mais problemas com os mercados financeiros são precisamente os que têm maiores problemas com o capital humano. Coincidência? Não me parece.