Somos a Turquia …

Passámos a grande parte de 2011 e 2012 a tentar convencer a comunidade internacional – em particular os investidores – que Portugal não era a Grécia.

Há uns dias saiu a edição de 2013 do Education at a Glance da OCDE, e … bem … acho que estas duas figuras que construí a partir destes dados dizem quase tudo.

Stata-eag13-2564

e ainda …

Stata-eag13-2534

Em termos do capital humano dos nossos trabalhadores, Portugal não é a Grécia. É mais parecido com a Turquia. ESTE é “o” nosso maior cancro neste momento. 😦

Advertisements

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Crescimento económico, Mercado de trabalho. ligação permanente.

2 respostas a Somos a Turquia …

  1. anabrav diz:

    Realmente a OCDE considera que o fosso que existe em capital humano em Portugal face à media OCDE é ainda mais pernicioso para nós do que as ineficiências dos mercados…

  2. É deprimente mas acho essencial reconhecermos o mais depressa possível que temos este problema, para mais porque este ranking apenas reflecte a QUANTIDADE de educação. Se fosse corrigido pela QUALIDADE; imagino que pudesse ser ainda pior.

    Também, é interessante que os países com mais problemas com os mercados financeiros são precisamente os que têm maiores problemas com o capital humano. Coincidência? Não me parece.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s