A notícia económica do dia (vejam por exemplo este artigo do Público) é o Super Crédito Fiscal ao Investimento que o Governo vai lançar muito em breve.
Para o Ministro das Finanças esta medida ‘não veio tarde’. Discordo. Vem precisamente com 700 dias (100 semanas) de atraso, desde que falei nela pela primeira vez aqui neste fórum, quando vos apresentei o documento intitulado “Um Complemento ao Memorando de Entendimento: 35 Ideias para um Portugal Irreconhecivelmente Melhor” (vejam na página 4, secção I.1).
Mas, como diz o Povo, mais vale tarde que nunca.
Agora, meus amigos assessores/as de gabinetes ministeriais situados à beira do Tejo, por favor continuem a ler o que escrevi desde 24 de Junho de 2011.
Vamos lá 10envolver este país …
Mais vale tarde do que nunca , sem dúvida, mas será que na prática se vai traduzir em algo concreto e prático?
É um incentivo importante. Tudo indica, portanto, que sim.
Tarde demais, solitária demais, praticamente só susceptivel de ser aproveitada pelo reduzido grupinho de empresas do costume, que gravitam à volta dos lobbys do costume.
Sendo um incentivo importante, temo que no final se vá traduzir por resultados muito pequenos para a economia, mais uma vez os transacionáveis vão acabar por sair a perder. comme d´habitude
Que vem um pouco tarde (no 80º minuto do jogo), vem. Mas acho que vai ter algum efeito positivo. Se calhar, neste momento uma descida do IVA para 21% teria um impacto maior.
Pois teria!
Mas como convence-los disso?
Água mole em pedra dura … Welcome to my world! 😉