Segurança Social em Portugal: Sustentável até quando?

Disponibilizo aqui em PDF a apresentação que fiz ontem na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Conferência “Orçamento do Estado 2017 – Saúde e Segurança Social – Para Onde Vamos?”, organizado pela Cidadania Social e pela Ordem dos Economistas, onde mostrei que me parece haver uma dúvida bastante razoável se a Segurança Social em Portugal pode continuar para lá dos anos 2020 sem mais uma reforma. Relembro que a posição oficial do Governo nesta matéria é que o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) apenas se esgota em 2043.

Está em curso a elaboração do artigo que apresenta estes resultados e explica como foram obtidos. Contamos poder disponibilizá-lo aqui até ao final de 2016.
sss-gulbenkian

Advertisement

Sobre Pedro G. Rodrigues

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. Doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pedro.g.rodrigues@campus.ul.pt
Esta entrada foi publicada em Finanças públicas, Pensões, Previsões, Reforma do Estado, Segurança Social. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.