Esta semana soubemos que, depois da Moody’s, foi a vez da agência de notação financeira Fitch rever em baixa o ‘rating’ da dívida soberana de Portugal … para junk ou lixo.
Mas o que é uma agência de notação financeira? É uma empresa do sector privado que expressa opiniões sobre a probabilidade de um devedor (seja ele um Estado soberano ou uma outra empresa que emitiu dívida) devolver o dinheiro que os credores lhe emprestaram. Estas opiniões sobre o quão arriscado é comprar obrigações são baseadas, por exemplo, não só na saúde financeira da empresa devedora ou na saúde das finanças públicas do Estado soberano, mas também no desempenho macroeconómico, dado que, para este, as receitas fiscais e contributivas a partir das quais são pagos juros sobre a dívida pública dependem do ritmo da actividade económica. Um país em recessão cobra menos receitas fiscais e contributivas e tem maior dificuldade em manter a despesa pública contida porque tem de pagar subsídios de desemprego e outras prestações do Estado Social.
Para mais explicações sobre o que é uma agência de notação e qual foi a proposta recente da Comissão Europeia, que não vai ser concretizada, clique aqui.