O que é uma agência de ‘rating’?

Esta semana soubemos que, depois da Moody’s, foi a vez da agência de notação financeira Fitch rever em baixa o ‘rating’ da dívida soberana de Portugal … para junk ou lixo.

Mas o que é uma agência de notação financeira? É uma empresa do sector privado que expressa opiniões sobre a probabilidade de um devedor (seja ele um Estado soberano ou uma outra empresa que emitiu dívida) devolver o dinheiro que os credores lhe emprestaram. Estas opiniões sobre o quão arriscado é comprar obrigações são baseadas, por exemplo, não só na saúde financeira da empresa devedora ou na saúde das finanças públicas do Estado soberano, mas também no desempenho macroeconómico, dado que, para este, as receitas fiscais e contributivas a partir das quais são pagos juros sobre a dívida pública dependem do ritmo da actividade económica. Um país em recessão cobra menos receitas fiscais e contributivas e tem maior dificuldade em manter a despesa pública contida porque tem de pagar subsídios de desemprego e outras prestações do Estado Social.

Para mais explicações sobre o que é uma agência de notação e qual foi a proposta recente da Comissão Europeia, que não vai ser concretizada, clique aqui.

Anúncios

Sobre Pedro G. Rodrigues

Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, doutorado em economia pela Universidade Nova de Lisboa. Email: pgr.economist@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s